Você pode me encontrar em:

Instagram @adelliacervantes
Facebook: www.facebook.com/pages/Enxugando-a-Silhueta/1411629229151061

domingo, 22 de março de 2015

Aplicativo para auxiliar na dieta

Descobri um aplicativo muito legal para auxiliar nesse processo de perda de peso, o nome é Tecnonutri (clique aqui para baixar). Ele funciona com Android e IOS. 
Esse aplicativo estipula uma meta diária de consumo de calorias e a quantidade de água de acordo com as respostas para as seguintes perguntas:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Peso atual;
  • Peso desejado (perder, ganhar ou manter);
  • Meta semanal (quantos quilos deseja perder ou ganhar por semana)
  • Altura;
  • Prática de atividade física (sedentário, ativo moderado, ativo, muito ativo);
  • Acompanhamento com nutricionista.

No meu caso, tenho 29 anos; 1,62 m de altura; 67,00 kg; desejo pesar 58,00 kg; minha meta é perder 0,50 kg por semana; me encaixei como sedentária porque foi a categoria mais próxima para minha realidade, que é se exercitar de 3 a vezes por semana; gostaria, mas não tenho acompanhamento com nutricionista.

Meu diagnóstico foi o seguinte:
  • Índice de massa corpórea (IMC) = 25,5 - acima do peso
  • Consumo diário de calorias = 1420 kcal
  • Quantidade diária de água = 2250 ml (2,250 L)

Se eu conseguir ficar igual ou abaixo da minha meta calórica, o tempo estimado para atingir meu objetivo foi calculado em 18 semanas (4 meses e meio).

Ele tem uma lista enorme de alimentos com a quantidade de calorias e os nutrientes, que vamos selecionando e colocando nas refeições que fazemos, no aplicativo estão divididas em 6 partes, que para mim foram divididas da seguinte forma: 
  • Café da manhã (283 kcal);
  • Lanche da manhã (65 kcal);
  • Almoço (485 kcal);
  • Lanche da tarde (145 kcal);
  • Jantar (375 kcal);
  • Ceia (68 kcal).

Existe a opção de acompanhar o seu desempenho através de um gráfico, cada vez que você se pesar você registra seu peso e ele coloca no gráfico automaticamente.

Ao escolher os alimentos, é possível selecionar a quantidade, as porções. Ele também dá sugestões do tipo de alimento que deve ser escolhido a cada refeição e a quantidade para não passarmos da meta calórica. A gente também pode incluir novos alimentos na lista do aplicativo, é só pegar o rótulo ou a embalagem e copiar as informações nutricionais.
O legal desse aplicativo é que não precisamos ter uma dieta restritiva, podemos comer de tudo e ainda sim controlar a ingestão de calorias nas refeições. É claro que temos que consumir alimentos mais saudáveis e procurar não exagerar em uma refeição e compensar na outra.  
Para mim ainda está sendo difícil nos primeiros dias me acostumar a comer o que quero em quantidade menor, mas com o passar dos dias vamos nos acostumando.
Ele ainda é um ótimo aliado no consumo de água, a cada 1 hora ele faz o celular emitir um alerta curtinho avisando que é hora de tomar um copo de água.  

No começo o aplicativo parece meio confuso, mas depois que a gente pega prática ele fica bem fácil de usar.

Aqui a gente tem um exemplo de várias páginas do aplicativo:


É isso aí, gente! Espero ter toda força de vontade do mundo para atingir a minha meta de perder 0,5 kg por semana com mais essa ajudinha aqui do aplicativo!

Com certeza, o Tecnonutri vai ajudar você também, ele é todo completinho. Mas não deixe de procurar a ajuda de um nutricionista.

Um abraço!



Um comentário:

Unknown disse...

Oi Adellia!!
já usei esse aplicativo e gostava muito dele.. só que depois de 1 mês e pouco de uso ele começou a travar e travava meu celular todo.. :-/ aí exclui ele e num instalei de novo...
Mas é muito bacana mesmo,gostei muito o tempo que usei... :)